Criada em 1934, a USP é uma das mais importantes instituições de nível superior do Brasil. O talento e a dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

No Academic Ranking of World Universities (ARWU), considerado um dos precursores dos rankings universitários, a USP é a universidade latino-americana mais bem colocada, classificada no grupo entre a 151ª e a 200ª posição no último levantamento, divulgado em 2018. Criado em 2003, o ARWU é elaborado pelo Centro de Universidades de Classe Mundial da Universidade de Jiao Tong de Xangai e classifica as 500 melhores universidades do mundo.

A USP é também considerada a melhor universidade latino-americana do Brics, segundo ranking divulgado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE). Na 14ª posição, a Universidade está entre as 378 melhores universidades dos cinco países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e de países emergentes como Taiwan, Turquia, Colômbia, Chile e México.

No QS World University Ranking 2019, realizado pelo Quacquarelli Symonds (QS), instituto britânico especializado em educação superior e carreiras, a USP é a 118ª melhor universidade do mundo. Essa é a melhor colocação alcançada pela Universidade desde que o ranking começou a ser publicado, em 2004. A classificação leva em conta reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional. Em outros rankings da QS, a USP também tem destaque: é a melhor brasileira em ranking de empregabilidade e tem dez cursos entre os 50 melhores do mundo.

O Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2018 (também conhecido como NTU Ranking), que classifica as 500 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo por meio de sua produção científica, atribuiu à USP a 52ª posição. A instituição é a primeira colocada, nesse ranking, entre as universidades latino-americanas.

A USP é considerada a melhor universidade do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) publicado em 2018 pelo jornal Folha de S. Paulo. O ranking avaliou 196 universidades brasileiras, públicas e privadas.

Esse desempenho, gerado ao longo de mais de oito décadas de uma intensa busca pela excelência, permite à USP integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial. Sua graduação é formada por 183 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. A pós-graduação é composta por 239 programas, com cerca de 30 mil matriculados. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.

Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diversos campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.

Conheça um pouco da história da Universidade:

[linha do tempo]